Nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, completa-se exato um ano desde que as primeiras pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 em Campo Maior. Com praticamente toda a população vacinada, houve considerável redução do número de casos e óbitos causados pela doença, além de quedas nas internações por Covid-19 no Hospital Regional de Campo Maior.
Atualmente, o município conta com mais de 80% da população vacinada com ao menos uma dose e 75% da população com esquema vacinal completo, ou seja, imunizados com duas doses ou com a vacina de dose única. Mais de 20% também já receberam uma dose de reforço. Com mais de 80 mil doses aplicadas, a propagação do vírus diminuiu e a pandemia já dá indícios de desaceleração.
Desde o início da pandemia, Campo Maior registrou mais de 6 mil casos confirmados de Covid-19 e 156 mortes. O número de casos, no entanto, pode ser bem maior, uma vez que, muitas pessoas testaram positivo, mas não apresentaram sintomas. Dentre esses óbitos, alguns causaram grande comoção em toda a cidade como o caso do pároco da Catedral de Santo Antonio, Pe. Jonilson Torres Resende, que faleceu de Covid-19 no dia 07 de dezembro, tendo sido a 155ª vítima fatal.
“A vacinação contra a Covid-19 foi uma das mais importantes ações da gestão do prefeito Joãozinho Félix. Ao assumir a administração municipal em janeiro do ano passado, nós recebemos esta importante missão, a de preservar a vida dos campomaiorenses, e hoje faz exatamente um ano de vacinação. De lá para cá, já foram aplicadas mais de 80 mil doses”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.
Ainda segundo a secretária, as estatísticas positivas são fruto de um trabalho organizado das equipes de saúde do município: “Todo esses resultado positivo só foi possível graças ao empenho de toda equipe envolvida. Procuramos trabalhar com muita organização e planejamento. Médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e muitos outros profissionais envolvidos participaram de capacitações e treinamentos e receberam toda a orientação necessária para executar o maior plano de vacinação da história de Campo Maior”, falou.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar