O município de Campo Maior ultrapassou a marca de 70 mil de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. De acordo com dados do painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), desde o início do Plano Nacional de Imunização, 70.440 doses foram administradas.
36.816 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, o que equivale a 78,61% da população. Receberam as duas doses ou a vacina de dose única, portanto, completaram o ciclo vacinal, 64%, equivalentes a 29.928 pessoas. A dose de reforço, por sua vez, foi aplicada em 3.696 pessoas (7,89%).
A primeira dose está sendo aplicada em adolescentes de 12 anos, mas segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, não há, no momento, disponibilidade de doses em estoque para aplicação de D1. A segunda e a terceira doses seguem sendo administradas na população normalmente, conforme o calendário vacinal.
“É muito importante completar o ciclo de imunização e voltar para receber a segunda dose. Todas as pessoas com mais de 18 anos também irão receber uma terceira dose, ou seja, um reforço, após 5 meses da aplicação da segunda dose. No caso de pessoas com graves problemas de saúde, ou seja, os imunossuprimidos, esse intervalo cai para 28 dias”, explica a coordenadora de Imunização Patrícia Vieira.
Ainda de acordo com a coordenadora, apesar da vacinação em massa produzir efeitos positivos, a população não pode se descuidar: “Percebemos que houve uma considerável diminuição de casos, óbitos e uma redução na quantidade de internações, mas não podemos cair na falsa sensação de que a pandemia acabou. Devemos continuar usando a máscara, fazendo a higienização correta das mãos e evitar as aglomerações”, destacou.
Ryan Andrade
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar