Home    |    Notícias    |    Geral

Prefeito participa de solenidades pelo bicentenário da Batalha do Jenipapo em Campo Maior

Aconteceram, nesta segunda-feira (13 de março), as solenidades pelo bicentenário da Batalha do Jenipapo. Na parte da manhã, houve ato cívico-militar no Monumento aos Heróis do Jenipapo, e à tarde, houve santa missa solene em ação de graças na catedral de Santo Antonio. As atividades encerraram com cerimônia na Câmara Municipal de Campo Maior.

Estiveram presentes o governador Rafael Fonteles; o prefeito, Joãozinho Félix, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Brasil, Wellington Dias; o vice-governador, Themístocles Filho; o senador Marcelo Castro; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva e o comandante militar do Nordeste, general Richard Fernandez Nunes.

Também compareceram outras autoridades como deputados, representantes do Poder Judiciário, prefeitos e vice-prefeitos da região, secretários, vereadores, além de toda a sociedade civil, com destaque para alunos e professores de várias escolas de Campo Maior e cidades vizinhas. O presidente Luís Inácio Lula da Silva gravou uma mensagem, que foi exibida em telão, enaltecendo a Batalha do Jenipapo e o povo de Campo Maior e do Piauí.

No Monumento, o 25º Batalhão de Caçadores participou de desfile cívico-militar. Ainda na ocasião, o governador Rafael Fonteles fez a entrega da comenda Ordem do Mérito Renascença como forma de reconhecer o trabalho de diversas personalidades e as suas relevantes contribuições em prol do progresso e do desenvolvimento do Piauí. Finalizando, houve encenação da peça ‘A Batalha do Jenipapo’, dirigida pelo artista Franklin Pires, com a participação de 170 atores.

Na catedral de Santo Antonio, as autoridades se reuniram para participar de celebração solene em ação de graças pelos 200 anos da batalha do Jenipapo. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, e concelebrada pelo pároco da Paróquia Catedral de Santo Antonio Aparecido, pe. Gilberto Felipe e pelo reitor do Seminário Menor Dom Abel Alonso Nuñez, pe. Luís Francisco.

As solenidades pelo bicentenário da batalha do Jenipapo encerraram com cerimônia na Câmara Municipal de Campo Maior, onde aconteceu a entrega da medalha Heróis do Jenipapo. Assim como a comenda estadual Ordem do Mérito Renascença, a medalha é uma honraria do Município concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao povo de Campo Maior. Este ano, 18 pessoas foram condecoradas.

Para o prefeito Joãozinho Félix, a memória da Batalha do Jenipapo carrega consigo um importante significado que ultrapassa os limites de Campo Maior: “Estamos muito orgulhosos de celebrar este importante marco pela independência do Brasil. São 200 anos de uma história marcada por muitas batalhas. Quero aqui manifestar a minha alegria em poder participar deste momento e comemorar a grandiosidade e a relevância que o nosso município tem no cenário nacional. Homens e mulheres da nossa terra derramaram o seu sangue em prol da consolidação da independência do Brasil e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, disse.

O governador Rafael Fonteles destacou que o heroísmo e a bravura dos heróis do Jenipapo continuam encorajando e despertando os piauienses, inclusive na atualidade: “Estamos cientes de que a batalha do Jenipapo representa para todos nós um sentimento de liberdade. Essa liberdade custou a vida de pessoas simples, como tantos outros piauienses do nosso tempo. O sangue dos heróis nos revelou a bravura do povo piauiense. É graças a essa coragem que hoje somos motivados a travar outras tantas batalhas: a batalha contra a fome, as injustiças, o desemprego e por mais direitos. Tenho a convicção de que nos sairemos vitoriosos em todas elas porque temos força, garra e muita resistência”, falou.

Ryan Andrade

Mais de Geral