A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior assinou, junto ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), o termo de adesão para atuar junto à campanha global Não Esqueça da Hanseníase, idealizada pelo Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa.
O objetivo é fazer um apelo mundial para que a doença não seja esquecida em meio à pandemia de covid-19. O evento de assinatura aconteceu de forma presencial, no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, na presença da secretária municipal de Saúde, Dorilene Vidal Félix.
A partir da adesão à campanha, a entidade se compromete a: promover a conscientização sobre a hanseníase e combater a discriminação sofrida pelas pessoas afetadas pela doença, contribuindo assim para sua eliminação no Brasil; divulgar a parceria junto às suas/seus colaboradoras(es), fornecedoras(es) e veículos de comunicação das entidades, redes sociais e outras formas de contato com a população, utilizando a logomarca e tema da campanha; organizar conjuntamente eventos e atividades de interesse mútuo; e participar das atividades e eventos realizados pelas entidades, bem como buscar envolver os órgãos do controle social.
“Vamos adotar uma série de ações no sentido de monitorar os casos da doença em Campo Maior e promover campanhas educativas e preventivas contra a Hanseníase. Estamos muito satisfeitos em firmar este termo de adesão nos comprometendo a incentivar o diagnóstico e o tratamento, que oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.
No SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação – o município de Campo Maior aparece classificado com taxa de detecção geral muito alta. No Piauí, 24 municípios são considerados hiperendêmicos para a Hanseníase, que são aqueles onde foram detectados 40 ou mais casos da doença num universo de 100 mil habitantes. Na Região dos Carnaubais, a situação é mais crítica em São João da Serra, Nossa Senhora de Nazaré e São Miguel do Tapuio.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar