A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, através da Coordenação de Epidemiologia e Endemias, vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e de outras doenças, nos bairros e nas comunidades. Todos os dias, equipes visitam residências em busca de possíveis focos e criadouros do mosquito, que se prolifera em água parada, sobretudo, durante o período chuvoso.
Dentre as ações realizadas pelo poder público municipal estão o recolhimento de pneus de borracha. Somente nesta semana, centenas deles foram recolhidos de diversos pontos da cidade a fim de serem descartados adequadamente para evitar o acúmulo de água. Agentes de endemias também visitam diariamente centenas de residências em vários bairros da cidade, para orientar moradores em relação a alguns protocolos básicos para evitar ou dificultar a proliferação do mosquito.
“A Secretaria de Saúde vem intensificando essas ações porque registramos um aumento do número de casos confirmados nos últimos dias em Campo Maior. De 71 notificações, tivemos 41 resultados positivos para Dengue. É importante a colaboração de todos no combate ao mosquito. Não devemos apenas esperar que o poder público faça a sua parte, mas devemos colocar em prática o hábito de manter quintais limpos, esvaziar recipientes e não deixar lixo acumulado porque tudo isso possibilita o desenvolvimento do mosquito e o aumento de casos”, explica a secretária de Saúde Dorilene Vidal.
Febre alta, acima de 38 graus, fraqueza e dores no corpo e nas articulações são alguns dos sintomas que indicam possível contágio pela dengue. Em caso de aparecimento destes sintomas, é importante procurar orientação médica para receber os devidos cuidados. Os sintomas da Dengue se confundem também com os de uma gripe comum ou Covid-19. Somente um exame poderá certificar.
Em Campo Maior, a maior incidência de casos de Dengue ocorre nos bairros São Luís, Cidade Nova, São João e Centro. A Secretaria de Limpeza também vem intensificando mutirões de coleta de lixo em todos os bairros da cidade, numa ação integrada com a Secretaria de Saúde em prol do combate ao mosquito da Dengue.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar