Home    |    Notícias    |    Saúde

Campo Maior lidera ranking de vacinação contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 40 mil habitantes

Os municípios de Campo Maior, Teresina e Piripiri lideram a corrida pela vacinação contra a Covid-19 entre as cidades mais populosas do estado com mais de 40 mil habitantes. Levando em consideração o percentual de pessoas imunizadas com a 1° dose, Campo Maior lidera o ranking com 37,62%, seguida da capital Teresina com 35,46% e de Piripiri com 33,6%.

Já, os municípios de Parnaíba, Barras, União, Altos e Esperantina são os que estão com a vacinação mais lenta com menos de 30% da população vacinada com a primeira dose. Os números foram extraídos do vacinômetro, painel da Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) na internet com todos os dados relacionados à vacinação no Piauí.

Em Campo Maior, 17.618 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 5.341 receberam a segunda dose e 343 receberam a vacina de dose única. O percentual de pessoas totalmente imunizada no município é 12,14%. Das 26.430 doses recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde, 23.302 foram aplicadas, o que corresponde a 88,16% de aplicação.

Nesta semana, haverá aplicação de 2° dose para idosos de 65 a 69 anos de idade, entre os dias 06 e 08 de julho, portanto na próxima terça, quarta e quinta-feira. A imunização só fica completa com a administração de duas doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Apenas a Janssen requer aplicação de dose única.

Novos lotes chegaram ao município com imunizantes para aplicação de 1° dose. O último público a receber a primeira dose foi o de pessoas em geral sem comorbidades a partir de 45 anos de idade. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, deverá informar a finalização da imunização desta faixa etária e a continuação das pessoas a partir de 40 anos de idade, que foi feita de forma parcial no Dia ‘D’ de vacinação no dia 19 de junho.

Já receberam ao menos a primeira dose em Campo Maior profissionais da Saúde, das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas com deficiência permanente, pacientes renais crônicos e portadores de comorbidades em geral, idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes e puérperas, profissionais da Educação, agentes penitenciários, pessoas em privação de liberdade e o público em geral a partir dos 40 anos de idade.

Também já receberam vacinação pessoas que fazem parte de grupos classificados como prioritários por desenvolverem atividades essenciais como os trabalhadores de Lotéricas, dos Correios, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bancários, os profissionais da limpeza pública e os profissionais da Comunicação. Dentre esses grupos, a vacinação foi estendida para quem tem a partir dos 18 anos de idade. A inclusão destes públicos foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde de Campo Maior. Em breve, novos grupos serão convocados.

Ryan Andrade - assistente de comunicação

Mais de Saúde