Home    |    Notícias    |    Saúde

2768 doses da Pfizer e AstraZeneca são aplicadas em pessoas de 40 a 55 anos em um só dia

Um total de 2768 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no último sábado em Campo Maior. A campanha de vacinação contemplou pessoas de 40 a 55 anos de idade sem comorbidades. Foi a maior quantidade de doses aplicadas em um só dia desde o início do Plano Nacional de Vacinação.

Por causa de exigências da fabricante Pfizer, que corresponde a maior quantidade de doses aplicadas no sábado, só foi possível apenas um ponto de vacinação, a Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda. Essa vacina, especificamente, precisa atender uma série de recomendações como armazenamento em baixas temperaturas e a necessidade de salas para monitoramento de pacientes.

A Prefeitura de Campo Maior disponibilizou toda a estrutura necessária para o cumprimento da logística, com duas salas de vacinação, uma sala para observação de pessoas após a aplicação da vacina, equipes médicas de prontidão e uma ambulância para atender pessoas que necessitassem de assistência hospitalar.

Até agora, 16.480 pessoas (35,19%) já receberam a primeira dose e 5.175 pessoas (11,87%) as duas, encerrando o ciclo vacinal. No total, 21.655 doses foram aplicadas. As autoridades de saúde e as fabricantes dos imunizantes recomendam a aplicação de duas doses para garantir o máximo de eficácia contra o Coronavírus.

Já receberam a primeira dose em Campo Maior todos os profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento, da educação, idosos com mais de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades em geral, pessoas em situação de privação de liberdade, trabalhadores do sistema penitenciário, deficientes, gestantes e puérperas e o público adulto em geral entre 40 e 59 anos de idade.

Reportagem - Ryan Andrade (assistente de comunicação da Prefeitura Municipal de Campo Maior)

Mais de Saúde