Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Turismo, Cultura e Desenvolvimento

Campo Maior ganhará estátua de Santo Antonio no topo da serra; pedra fundamental teve lançamento com missa campal

Compartilhar

 

Foi celebrada nesta sexta-feira, dia 11 de junho, a primeira missa no alto da Serra de Santo Antonio, em Campo Maior. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, e contou com a presença do prefeito Joãozinho Félix (MDB), de secretários, vereadores, deputados, empresários locais ambientalistas e outras autoridades do município e do estado.

O evento foi promovido pela Diocese de Campo Maior em parceria com a Associação Serra Viva e contou com apoio e colaboração da Prefeitura Municipal de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Empresários locais também prestaram apoio técnico.

A imagem do padroeiro de Campo Maior foi conduzida em carreata de uma fazenda da região até a encosta da serra. Em seguida, ela foi levada em procissão até o cruzeiro que fica no alto da serra, a uma altitude de 400 metros onde foi entronizada. Após a celebração, houve o lançamento da pedra fundamental, uma prática do catolicismo que marca o início da construção de templos religiosos.

Uma estátua de Santo Antonio será erguida no local. A obra é parte de um projeto que visa tornar o Parque Estadual da Serra de Santo Antonio acessível à visitação para fomentar o turismo religioso e ambiental. Durante o ato, representantes do poder público se comprometeram em conseguir recursos a serem investidos no aperfeiçoamento da infraestrutura local, como melhorias no acesso ao parque, tornando o espaço adequado e atrativo para receber turistas.

De acordo com o Dr. Chico Lucas, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Parque Estadual da Serra de Santo Antonio será um dos maiores roteiros turísticos do Piauí: "Com o decreto de criação do parque, a regularização das áreas e todo o envolvimento das autoridades aqui presentes teremos um dos maiores roteiros turísticos do estado. São 11 mil hectares de muitos atrativos, cachoeiras, rios, fazendas e agora também o turismo religioso, com a devoção à Santo Antonio, que é patrimônio de Campo Maior", disse.

Em sua fala, o prefeito Joãozinho Félix (MDB), reforçou que o município de Campo Maior vai executar uma série de obras para facilitar o acesso ao parque: "A primeira medida será a recuperação das vias de acesso, mas queremos executar a construção da estátua, transformando num local de romaria. Assim, teremos um incremento do Turismo possibilitando o desenvolvimento do município e a geração de emprego e renda", destacou.

Para Josino Gomes, que é o presidente da Associação Serra Viva, órgão responsável pela administração do parque, é preciso contar a colaboração do público para manter o local limpo e saudável: "É preciso zelar pela conservação da biodiversidade aqui existente. Nós esperamos contar com o zelo de todos para evitar a depredação do nosso patrimônio. Temos potencial para tornar a serra de Santo Antonio um dos locais mais visitados do estado, devido a proximidade com a capital Teresina e por estar às margens da BR-343, para quem vai ao litoral", pontuou.

Mais de Turismo, Cultura e Desenvolvimento