Home    |    Notícias    |    Educação

Prefeitura inaugura Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda em solenidade de 13 de março

A Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 13 de março, em Campo Maior. Ainda para homenagear os 198 anos da Batalha do Jenipapo, houve uma celebração religiosa na catedral de Santo Antonio, presidida pelo bispo, Dom Francisco, e uma cerimônia simbólica no Monumento do Jenipapo, onde foram colocadas flores nos túmulos dos heróis.

Por causa da pandemia de coronavírus, as solenidades cívico-militares no Monumento aos Heróis do Jenipapo com a entregas das medalhas Heróis do Jenipapo e Mérito Renascença do Piauí foram suspensas pelo segundo ano consecutivo. As honrarias costumam ser entregues a personalidades que prestaram relevantes serviços ao município de Campo Maior e ao Estado do Piauí em diversas áreas.

Estavam presentes o prefeito Joãozinho Félix; o vice-prefeito, Dr. Jordélio Pereira; o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Sena Rosa; o secretário de Educação, Luís Carlos Martins; o ex-ministro João Henrique de Sousa, o prefeito de Picos, Gil Paraibano; o prefeito de Tianguá-CE, Dr. Luiz Menezes, os diretores, tenente Newton Gomes e Nair Morais e representando a ABEMIL (Associação Brasileira de Escolas Militares), o capitão Davi Lima Sousa e a tenente Ana Vandore.

“Uma data como esta, em razão do seu significado e do seu simbolismo, não pode e nem deveria passar em branco. E poder entregar uma nova escola para a rede pública municipal de Campo Maior mostra que em pouco tempo já fizemos muito pelo nosso município. Temos a certeza e a convicção de que em breve colheremos os frutos do nosso investimento com crianças e jovens educados, disciplinados e cientes de direitos e deveres”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Para o secretário de Educação, Luís Carlos, a Escola Cívico Militar Coronel Octávio Miranda, representa um marco na história de Campo Maior: “Nós não estamos apenas entregando uma escola, estamos entregando uma escola de excelente estrutura, com ótimas instalações, salas climatizadas e a melhor equipe de professores e funcionários. A Escola Cívico-Militar representa um marco na história da educação pública de Campo Maior”, comentou.

De acordo com o capitão Davi Lima Sousa, o sentimento é de orgulho e realização pela implantação de mais uma escola cívico-militar no país: “Nós vamos voltar para Brasília com o sentimento de dever cumprido. Somos gratos pelo carinho e pela receptividade com que nossa equipe foi recebida em Campo Maior. A partir de agora, da mesma forma como aconteceu em 1823, é hora de partirmos para uma outra batalha: a revolução por uma educação pública de qualidade, com ordem, disciplina e cidadania”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Sena Rosa, disse que a gestão compartilhada entre civis e militares irá possibilitar aos profissionais da educação manter o foco na questão pedagógica: “Os professores e demais profissionais da educação continuarão sendo protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Os militares não vão interferir na parte pedagógica e serão responsáveis pela gestão da infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares”, ressaltou.

A Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda vai ofertar turmas do 6° ao 9° ano, portanto o ensino fundamental. O período letivo vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 15 de março, através da modalidade de ensino híbrido, onde parte dos alunos assiste as aulas presencialmente e outra parte acompanha de casa com o suporte de recursos tecnológicos.

Mais de Educação