O Governo do Piauí realizou nesta quarta-feira (12), em Campo Maior, a 45 km de Teresina, uma cerimônia em homenagem aos 202 anos da Batalha do Jenipapo. O confronto é reconhecido como um dos eventos decisivos na luta pela Independência do Brasil.

A programação contou com a celebração da Santa Missa, desfile militar e apresentação de uma peça teatral, além de homenagens a 33 personalidades piauienses que contribuíram para a história do estado.

Às 8h, aconteceu a missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio. Logo depois, houve o tradicional desfile militar e a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”. O espetáculo, dirigido por Franklin Pires, conta com65 atores, 19 alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos e 11 cantores convidados.

Participaram das solenidades diversas autoridades públicas como o governador Rafael Fonteles; o prefeito Joãozinho Félix, deputados, vereadores, secretários e representantes de diversos órgãos e entidades do Estado e do Município. Nesta quinta-feira, dia 13, a Prefeitura de Campo Maior dá continuidade às comemorações alusivas à Batalha do Jenipapo com hasteamento das bandeiras, Santa Missa e a entrega da insígnia Heróis do Jenipapo na Câmara Municipal.

A Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos decisivos na luta pela Independência do Brasil. Travada em 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, reuniu maranhenses, cearenses e piauienses em um embate sangrento contra as tropas portuguesas. O sacrifício dos combatentes foi fundamental para consolidar a independência na região, garantindo a soberania do território brasileiro.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar